Usina Paineiras S.A.

Imprensa / Notícias

19.11.2013

Novas máquinas na lavoura de cana aumentam a produtividade em Paineiras

 

 


Foto: Divulgação


Novas máquinas na lavoura de cana aumentam a produtividade em Paineiras

Mais de 2 milhões são investidos para automatizar o cultivo da principal matéria-prima do açúcar e do etanol

Mais eficiência no plantio e na colheita de cana-de-açúcar é o resultado conquistado pela Usina Paineiras, em Itapemirim (ES), através das novas máquinas adquiridas para suas lavouras. A tecnologia começou a ser utilizada no segundo semestre deste ano e, além melhorar a qualidade da matéria-prima, aumenta a produtividade da única usina de açúcar e etanol no Sul do Espírito Santo. O investimento é de mais de R$ 2.000.000,00.

Foram adquiridos: uma colhedora de cana automotriz, duas distribuidoras de mudas, quatro tratores, um caminhão, oito carrocerias transbordo para tratores e caminhões e seis carrocerias de cana picada. Todas as máquinas e equipamentos foram testados, aprovados e já contribuem significativamente no plantio e na colheita de cana, junto com a mão de obra do campo, que continua sendo necessária, principalmente, para o cultivo nas encostas, já que as máquinas são utilizadas apenas em áreas planas.

"Com o corte mecanizado a cana é entregue com menos impurezas minerais, e chega com maior rapidez e mais regularidade até a fábrica, o que contribui, também, para obter uma maior eficiência industrial”, explica o Gerente Agrícola da Agropecuária Carvalho Britto (Apecarb), Álvaro de Oliveira Monteiro. A Apecarb faz parte do Grupo Usina Paineiras, sendo a responsável pelas lavouras de cana.

Automatização
A colhedora automotriz, além de melhorar a qualidade da cana, realiza o corte e o carregamento ao mesmo tempo. O equipamento possui um elevador que despeja as canas colhidas em carrocerias transbordo tracionadas por tratores com pneus de alta flutuação, que, inclusive, proporcionam menor grau de compactação do solo.

O transbordo é uma caçamba móvel que recebe a matéria-prima e imediatamente a conduz até os caminhões que fazem o transporte para a indústria. Quando o corte é manual, a logística é diferente e demanda mais tempo, já que a cana fica na lavoura até ser recolhida por tratores com carregadeiras e depositada em caminhões para transporte.

A mesma máquina que realiza a colheita, corta mudas no tamanho ideal para plantação. Essas vão para o transbordo de um trator que despeja o volume nos caminhões e, finalmente, na distribuidora de mudas, adquirida para agilizar o plantio.

Usina completa 100 anos
A Usina Paineiras foi inaugurada em 1912 e tem 101 anos de operação ininterrupta. A empresa gera 15.000 empregos diretos e indiretos e é uma das maiores do estado segundo as últimas edições do anuário “IEL 200 maiores empresas do Espírito Santo”, da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Mais informações para a imprensa com a assessoria da Usina Paineiras:
Contatus Comunicação - Unidade de Negócios Sul: (28) 3522-2177

 

 

Leia mais

Usina Paineiras S.A.

Paineiras - Itapemirim - ES - Brasil

(28) 3532-9200 - Fax:(28) 3532-9277

100 anos

Desenvolvido por Agência Conteúdo

© 2013 Usina paineiras S. A. Todos os direitos reservados.