Usina Paineiras S.A.

Imprensa / Notícias

09.02.2012

Usina Paineiras gera mais de 15 mil empregos

 

 


Foto: Edséa Bonan


Usina Paineiras gera mais de 15 mil empregos

Aos cem anos, a Usina é uma das empresas que mais gera empregos no Litoral Sul

O cenário é de uma vila antiga, mas preservada com o tempo. A usina centenária está localizada no interior do município de Itapemirim, no Sul do Espírito Santo. Tantos anos de história fortaleceram a indústria do açúcar e do etanol, hoje um símbolo do progresso na região. Atualmente, a Usina Paineiras chega a processar 1,2 milhão de toneladas de cana-de-açúcar por ano, o que garante o emprego para mais de 15 mil pessoas tanto no Sul do Estado, quanto no Norte do Rio de Janeiro.

São milhares de famílias que encontram na atividade de industrialização da cana-de-açúcar uma fonte de renda e riqueza, fortalecendo a economia de muitos municípios. Essa realidade coloca a Usina Paineiras entre as empresas que mais geram empregos no Litoral Sul do Espírito Santo.

Atualmente, a produção da Usina gira em torno de 65 mil toneladas de açúcar e de 40 mil metros cúbicos de etanol por ano. Há 75 anos, quando a família Carvalho Britto assumiu a direção da empresa, essa produção era de apenas duas mil toneladas de açúcar e de 213 metros cúbicos de etanol. Esse crescimento é resultado de décadas de muito trabalho desenvolvido com sucesso na localidade de Paineiras, no interior do Estado, e que alcança todo o Brasil.

Trabalho que é feito com responsabilidade social, uma vez que o atendimento das necessidades sociais dos trabalhadores da Usina é uma das prioridades. Visando o bem estar de todos esses funcionários, foi criado um Plano de Assistência Social (PAS) exclusivo, que atende os empregados da empresa e seus dependentes. São oferecidos serviços na área médica, odontológica e educacional, com o objetivo de garantir a saúde e a educação de toda a família dos colaboradores.

Nona indústria de alimento no ES
Não é à toa que a maior usina de produção de etanol e açúcar do Estado é referência e está na lista das 200 maiores empresas do Espírito Santo, ocupando a 98ª posição, de acordo com levantamento anual da Findes. Além disso, a Usina Paineiras é a nona maior indústria de alimento de todo o Estado, além de estar entre as cem maiores empresas privadas com controle de capital capixaba.

No primeiro semestre de 2011, o açúcar foi o 3º produto do agronegócio capixaba mais exportado, ficando atrás apenas da celulose e do café. Atualmente, a capacidade de produção da Usina é de 78 mil toneladas de açúcar e 51 mil metros cúbicos de etanol anidro ou hidratado.

Preservação de dois mil hectares de mata nativa
Promover o desenvolvimento industrial de forma sustentável é uma das preocupações da Usina Paineiras. Atualmente, a empresa tem dois mil hectares de mata atlântica preservados. Isso corresponde à área de dois mil campos de futebol. A empresa também promove o reflorestamento de áreas sujeitas a erosão e das margens dos rios. Além disso, existe o incentivo à produção de mudas de espécies nativas da mata atlântica, promovendo o cultivo e o plantio dessas mudas. Até hoje, já foram plantadas mais de 55 mil mudas em toda a região de atuação da empresa, além de terem sido doadas outras 200 mil mudas.

Cem anos de história
A Usina Paineiras foi fundada em 1912, pelo Governo do Espírito Santo, e, em 2012, completa cem anos de existência. A administração passou do Governo do Estado para a família Carvalho Britto no ano de 1937, que desde então está à frente dos negócios da Usina. A responsabilidade com seus funcionários e o meio ambiente é uma preocupação constante dessa empresa que ganha cada vez mais destaque no cenário nacional e nunca ficou um dia sem funcionar em cem anos de operação.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Mais informações para a imprensa com a assessoria da Usina Paineiras:
Contatus Comunicação - Unidade de Negócios Sul: (28) 3522-2177

 

 

Leia mais

Usina Paineiras S.A.

Paineiras - Itapemirim - ES - Brasil

(28) 3532-9200 - Fax:(28) 3532-9277

100 anos

Desenvolvido por Agência Conteúdo

© 2013 Usina paineiras S. A. Todos os direitos reservados.