Usina Paineiras S.A.

Imprensa / Notícias

04.07.2013

Reflorestamento cresce no Sul do Estado

 

 


Foto: Divulgação


Árvores doadas reflorestam região sul

Viveiro particular doa 300 mil e ajuda a preservar Mata Atlântica

Segundo maior produtor de mudas da região Sul do Espírito Santo, o viveiro natural que pertence a uma usina de cana-de-açúcar, localizada em Itapemirim (ES), já doou mais de 300 mil árvores, contribuindo para o reflorestamento de centenas de propriedades rurais, além de aumentar o número de reservas da Mata Atlântica. O viveiro mede o equivalente a três campos oficias de futebol e faz parte do Micro-corredor Ecológico Guanandi.

Essas mudas são doadas a cerca de 40 anos, mas, segundo o engenheiro agrônomo Paulo Shalders, do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), a procura aumentou nos últimos dez anos.

“Nesse período o número de áreas reflorestadas cresceu em média 30% e o mais interessante é que, mais do que pela força da lei por meio de exigências dos órgãos ambientais, os produtores estão reconhecendo a contribuição das árvores para a sustentabilidade da propriedade”, afirma.

O engenheiro explica que, além de colaborar para a preservação ambiental e o equilíbrio do ecossistema, o plantio de árvores contribui para o afloramento de nascentes, que passam a fornecer água para uso doméstico, pecuária, irrigação etc. Algumas espécies ainda produzem frutos e flores.

“A nossa recompensa é ouvir um agricultor voltar aqui e falar que a água na propriedade dele aumentou e que as árvores já estão dando frutos”, conta o responsável pelo segundo maior produtor de mudas da região, Dr. Ruy Vital Brasil Filho. Ele é diretor industrial da Usina Paineiras e o grande idealizador dessa iniciativa que está multiplicando as áreas de preservação da Mata Atlântica no Estado.

Construindo um futuro melhor
Com 700 mudas doadas por Paineiras, o produtor rural João Luiz Norbiato Targa voltou a ter esperança sobre a nascente em sua propriedade. Por causa do desmatamento, ele enfrentou uma seca de dois anos, mas conforme as árvores cresciam, a nascente voltou a produzir água cristalina. “Tive sorte. Se não tivesse feito o plantio com certeza a nascente teria secado”, lembra o produtor.

A Pastoral Ecológica da Diocese de Cachoeiro, que é atualmente a maior produtora de mudas da região, também contou com o apoio e a experiência de Paineiras para construir seu viveiro. “Paineiras nos forneceu dezenas de espécies e ainda emprestou anos de expertise no cultivo de mudas. Começamos em 2002 e até hoje ela é a nossa principal referência”, conta a coordenadora da Pastoral, Cláudia Aguiar Almeida.

Sustentabilidade
O viveiro faz parte de um grande horto cultivado atrás da usina, onde já foram plantadas mais de 230 espécies, 80% só da Mata Atlântica. É de lá que saem as sementes para o plantio das mudas que serão doadas. Já o adubo é feito a partir do resíduo do beneficiamento da cana-de-açúcar. Uma matéria rica em nitrogênio, potássio e fósforo, que são os elementos básicos para o crescimento das plantas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Mais informações para a imprensa com a assessoria da Usina Paineiras:
Contatus Comunicação - Unidade de Negócios Sul: (28) 3522-2177

 

 

Leia mais

Usina Paineiras S.A.

Paineiras - Itapemirim - ES - Brasil

(28) 3532-9200 - Fax:(28) 3532-9277

100 anos

Desenvolvido por Agência Conteúdo

© 2013 Usina paineiras S. A. Todos os direitos reservados.