05.07.2013
Foto: Edséa Bonan
Colheita de cana com segurança em Itapemirim
Alagoanos contam com estrutura de apoio e equipamentos de proteção para trabalhar no campo
Para garantir a segurança de 350 cortadores de cana que vêm de Alagoas para trabalhar em Itapemirim (ES), a Usina Paineiras monitora diariamente o uso de seis Equipamentos de Proteção Individual (EPI), além de estruturas de apoio para descanso e refeições, e banheiros. Os trabalhadores se instalam em alojamentos mantidos pela usina, que também se responsabiliza pelo transporte até o campo.
A safra deste ano começou em maio e a expectativa é alcançar 950 mil toneladas de cana, 11% a mais que a anterior. Mas, até novembro, quando termina a colheita, existe muito trabalho a ser feito. Das 7h as 15h, cada cortador chega a entregar até 15 toneladas.
“Técnicos de segurança do trabalho monitoram diariamente a rotina dos trabalhadores, promovendo campanhas para o uso dos EPI’s, que é obrigatório e fundamental para proteção de todos. A usina também fornece água, isotônicos e gelo para manter o corpo hidratado” explica a engenheira de segurança, Amanda Garcia de Assumpção.
Antes de começar o trabalho, os alagoanos participam de um treinamento que orienta o uso correto dos EPI’s e demais medidas de segurança. Cada um recebe: luvas, botas, óculos, “boné árabe” (para proteger cabeça, nuca e pescoço), mangote (protege braços e ombros), e perneira de proteção. Além de três refeições por dia.
“Nossa maior recompensa é garantir o sustento e o bem estar de nossas famílias e de pessoas que dependem da nossa ajuda em Alagoas”, afirma um dos cortadores de cana, Cláudio dos Santos.
Mais informações para a imprensa com a assessoria da Usina Paineiras:
Contatus Comunicação - Unidade de Negócios Sul: (28) 3522-2177
Paineiras - Itapemirim - ES - Brasil
(28) 3532-9200 - Fax:(28) 3532-9277
upa@usinapaineiras.com.br
Desenvolvido por Agência Conteúdo
© 2013 Usina paineiras S. A. Todos os direitos reservados.