Usina Paineiras S.A.

Imprensa / Notícias

22.03.2021

Kennedy e Itapemirim renovam os canaviais do Sul do ES

 

 

 
Kennedy e Itapemirim renovam os canaviais do Sul do ES
 
As duas prefeituras apoiam a agricultura familiar com custeio de até 50%
 
As prefeituras municipais de Presidente Kennedy e de Itapemirim estão promovendo a renovação dos canaviais do Sul do Espírito Santo. Esses dois governos estão apoiando a agricultura familiar local com programas efetivos que custeiam até a metade do valor total dos plantios, em parceria com a cooperativa dos fornecedores de cana-de-açúcar da região (Coafocana) e a Usina Paineiras. Em Itapemirim, o programa teve início em 2015, e Presidente Kennedy iniciou o seu este mês.
 
O impacto local dos programas é imenso: a) melhorando a qualidade de vida no campo; b) gerando mais renda e novas oportunidades; e c) multiplicando a arrecadação própria de impostos por esses municípios (já que toda a produção será fornecida à Usina Paineiras, que não planta cana-de-açúcar desde 2019 e sempre declara toda sua arrecadação de impostos).
 
Para garantir que esses objetivos sejam alcançados, em Presidente Kennedy, por exemplo, os produtores serão monitorados pela Coafocana a cada etapa da concessão de benefícios, dentro de um planejamento técnico que projeta que a produtividade dos novos canaviais será superior à média histórica da região.
 
Plantar é agora!
 
O período de plantio começa este mês e vai até o final de maio. De acordo com a Usina Paineiras, o programa de Presidente Kennedy projeta que os produtores terão um rendimento médio anual de R$ 1.500,00 por hectare até 2026. A maioria dos produtores rurais locais é de agricultores familiares, e ambos os programas municipais estabelecem que cada produtor tem apoio para no máximo 20 hectares.
 
Em Itapemirim, desde o 2015, a prefeitura doa calcário e adubo, além de horas/máquina. Em Presidente Kennedy, de acordo com o programa que está tendo início este mês, a prefeitura oferece os serviços de máquinas e transporte para a realização dos plantios (conforme regramentos municipais próprios); enquanto a Coafocana e a Usina Paineiras vão doar, além do calcário, metade do custo de aquisição das mudas de cana-de-açúcar e financiar os outros 50% desse custo, além de continuar a oferecer as orientações técnicas em campo iniciadas em 2019.
 
Saiba mais
 
A atividade econômica em torno da cana-de-açúcar é a segunda mais importante do litoral Sul capixaba, segundo a CDL de Marataízes e Itapemirim, porque: a) envolve mais de 500 produtores rurais, quase todos da agricultura familiar; b) movimenta intensamente o comércio e os serviços das cidades; e c) conta há 109 anos com a Usina Paineiras para agregar valor à matéria-prima regional.
 
Na seção Imprensa do site www.usinapaineiras.com.br, estão disponíveis planilhas detalhando os custos que novos plantios devem ter até 2026 de acordo com o programa iniciado em Presidente Kennedy, para consulta de qualquer interessado.
 
Clique aqui e aqui para conferir as planilhas com os detalhamentos dos custos e lucros previstos no projeto de Presidente Kennedy.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Mais informações com a assessoria de comunicação da Usina Paineiras:

- Altercom Comunicação Empresarial: (28) 999867883.

 

 

 

 

 

Leia mais

Usina Paineiras S.A.

Paineiras - Itapemirim - ES - Brasil

(28) 3532-9200 - Fax:(28) 3532-9277

100 anos

Desenvolvido por Agência Conteúdo

© 2013 Usina paineiras S. A. Todos os direitos reservados.