Usina Paineiras S.A.

Imprensa / Notícias

02.08.2019

Conheça a mata de Itapemirim onde foi encontrado um novo anfíbio

 

 


Pesquisadores já estudavam a Mata do Ouvidor em 2008. Foto: Pedro Paz/Instituto Tramirim.

 

 

Conheça a mata de Itapemirim onde foi encontrado um novo anfíbio

 

A Mata do Ouvidor tem área igual a 1.600 campos de futebol e mais 770 espécies catalogadas

 

Uma nova espécie de anfíbio teve a sua descoberta divulgada pela imprensa capixaba no último dia 19. Ela foi localizada em duas matas do Sul do Espírito Santo, e a primeira dessas matas onde a espécie foi registrada fica no município de Itapemirim (ES): trata-se da Mata do Ouvidor, de propriedade da Usina Paineiras.

 

Atravessada pela rodovia que liga Safra a Marataízes, a Mata do Ouvidor tem uma área equivalente a 1.600 campos de futebol e abriga pelo menos 11 espécies ameaçadas de extinção, segundo uma pesquisa concluída em 2008 pelo Instituto Tramirim. Ao todo, a pesquisa localizou na mata 770 espécies de fauna e flora.

 

O fragmento florestal é preservado pela Usina Paineiras há pelo menos 82 anos – desde quando ela foi vendida pelo governo do estado ao engenheiro Ataliba Carvalho Brito, em 1937. Segundo o ex-diretor presidente da usina Régis Carvalho Brito, seu pai, Ataliba, tinha sensibilidade para a preservação ambiental desde muito antes desse tema se tornar uma preocupação mundial, nas décadas seguintes.

 

A preservação da Mata do Ouvidor é um dos pilares do Programa Ipê Amarelo da Usina Paineiras, programa vencedor da edição de 2017 do Prêmio Sustentabilidade / Troféu Biguá da regional sul da Rede Gazeta, na categoria empresa.

 

 

Relevância estadual

 

Um dos maiores fragmentos de Mata Atlântica do sul do Espírito Santo, a Mata do Ouvidor integra o microcorredor ecológico Guanandy, um dos dez prioritários da conservação ambiental da Mata Atlântica do estado.

 

Em sua área, durante 15 meses de pesquisa in loco (de 2007 a 2008), o Instituto de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Tramirim catalogou 251 vertebrados terrestres (11 ameaçadas de extinção), 24 anfíbios, 18 répteis, 172 aves, 37 mamíferos e 268 espécies vegetais.

 

 

A descoberta

 

A espécie de anfíbio descoberta é da espécie Luetkenotyphlus. Antes, só outra espécie desse gênero havia sido identificada, há 168 anos. Os pesquisadores que a encontraram são da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerf), sob a coordenação da doutora Jane C. F. Oliveira e a colaboração de alunos do Centro Universitário São Camilo de Cachoeiro de Itapemirim.

 

A parceria para a descrição taxonômica e da espécie foi feita com o doutor Adriano Maciel, do museu paraense Emilio Goeldi, que liderou as avaliações genéticas e morfológicas desta espécie até então desconhecida para a ciência.

 

Depois de terem registrado a espécie na Mata do Ouvidor, os pesquisadores a encontraram novamente, em 2018, em remanescentes florestais do Monumento Natural Estadual Serra das Torres, entre os municípios de Atílio Vivacqua, Mimoso do Sul e Muqui.

 

Para saber mais sobre a descoberta, clique neste link do site do governo do Espírito Santo.

 

 

 

 

 

 

Mais informações para a imprensa com a assessoria da Usina Paineiras:
- Altercom Comunicação Empresarial: (28) 35222177.

 

 

Leia mais

Usina Paineiras S.A.

Paineiras - Itapemirim - ES - Brasil

(28) 3532-9200 - Fax:(28) 3532-9277

100 anos

Desenvolvido por Agência Conteúdo

© 2013 Usina paineiras S. A. Todos os direitos reservados.