Usina Paineiras S.A.

Imprensa / Notícias

27.09.2016

Dezesseis estudantes no Jovem Aprendiz Rural da Usina Paineiras

 

 


Turma da manhã com a professora Janilda dos Santos e o responsável pela área de RH da Usina Paineiras,
Cornélio Agum dos Santos.
FOTO: DIVULGAÇÃO.

 

Dezesseis estudantes no Jovem Aprendiz Rural da Usina Paineiras

 

Contratados pela empresa, eles são qualificados ao longo de dez meses

 

No turno alternativo ao das aulas de Ensino Médio, 16 jovens de Itapemirim e Marataízes estão participando da edição deste ano do Programa Jovem Aprendiz Rural, da Usina Paineiras, em parceria com o SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural).

 

Outros 19 jovens da região estão em programa paralelo para a área industrial.

 

Contratados e transportados pela indústria, os 16 estudantes realizam visitas técnicas monitoradas às instalações agrícolas da empresa e têm aulas expositivas, de diversas disciplinas, em uma sala apropriada dentro da Usina Paineiras. Têm, ainda, aulas práticas no campo.

 

“Eles aprendem desde o preparo do solo até a colheita, passando por tópicos sobre controle biológico de pragas, métodos de controle e proteção do solo e tratos culturais”, explica a professora Janilda dos Santos, responsável pelo módulo sobre cultura da cana-de-açúcar.

 

Logística, informática, irrigação, viveirismo, paisagismo, primeiros-socorros, ética e administração são algumas das outras disciplinas oferecidas ao longo do ano.

 

“Esse programa é importante para aproximar o jovem do contexto rural, com qualificação e apresentação das expectativas de atuação nessa área, que sempre tem novas oportunidades, especialmente na nossa região. Além disso, é uma escola para a vida, com informações importantes para qualquer cidadão”, afirma Cornélio Agum dos Santos, que é o responsável pela área de Recursos Humanos da Usina Paineiras.

 

 

O que dizem os jovens

“A disciplina de que mais gostei foi a de viveirismo, onde aprendi compostagem, adubação e preparação de hortas” – Gabriel Pacheco, 17 anos.

 

“Na disciplina de administração, aprendi a administrar melhor o meu próprio dinheiro, controlando quanto eu ganho e gasto” – Paulo Vitor, 17 anos.

 

 

Outros 19 jovens estão em qualificação industrial

Também desde o início do ano, outros 19 estudantes de Itapemirim e Marataízes participam do Programa Jovem Aprendiz da Usina Paineiras para a área industrial da empresa.


Para estes, as aulas são no SENAI de Cachoeiro de Itapemirim, onde aprendem, por exemplo, sobre introdução à mecânica industrial, CAD e segurança no trabalho.

 

Ao longo dos anos, a Usina Paineiras se mantém como uma das empresas que mais têm estudantes no SENAI de Cachoeiro. Neste ano, uma das 13 turmas da instituição é formada apenas pelos contratados pela indústria de Itapemirim.

 

 

Benefícios

Quem participa do Programa Jovem Aprendiz tem a carteira de trabalho assinada pela empresa, que lhes dá meio salário mínimo e os demais direitos trabalhistas previstos em lei.

 

“Temos interesse em contratar os que se destacarem, de acordo com a oportunidade de novas vagas que forem surgindo na empresa”, afirma o diretor de Negócios da Usina Paineiras, Antonio Carlos de Freitas.

 

O Programa Jovem Aprendiz dá preferência a estudantes de escolas públicas que mantenham boas frequências e notas em sala de aula, e a Usina Paineiras oferece essas oportunidades aos estudantes da região, todos os anos, desde 2009.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Mais informações para a imprensa com a assessoria da Usina Paineiras:

- Altercom Comunicação Empresarial: (28) 3522217

 

 

 

Leia mais

Usina Paineiras S.A.

Paineiras - Itapemirim - ES - Brasil

(28) 3532-9200 - Fax:(28) 3532-9277

100 anos

Desenvolvido por Agência Conteúdo

© 2013 Usina paineiras S. A. Todos os direitos reservados.