Usina Paineiras S.A.

Imprensa / Notícias

22.09.2016

Mais 4.000 mudas de Paineiras para recuperar margens do rio Itapemirim

 

 


Foto: Divulgação.

 

Mais 4.000 mudas de Paineiras para recuperar margens do rio Itapemirim

 

No último dia 15, 500 dessas mudas foram entregues a produtores rurais de Sapucaia e Safra.

 

 

Duas propriedades rurais de Itapemirim foram contempladas, no último dia 15, com 500 mudas de árvores nativas da Mata Atlântica, além de apoio técnico e materiais, para realizarem a recomposição de vegetação natural à margem do Rio Itapemirim.

 

Essas propriedades, que ficam nas localidades de Sapucaia e Safra, são atendidas pelo Programa “Mata Ciliar”, da Prefeitura Municipal de Itapemirim com apoio da Usina Paineiras – que só neste ano destinou, até agora, 2.000 mudas gratuitamente para este fim.

 

Por meio do programa, a prefeitura doa mourões e cerca, além de assessoria técnica, para que produtores rurais recuperem suas matas ciliares e protejam nascentes.

 

“A parceira com a Usina Paineiras é fundamental para o sucesso do programa, pois a prefeitura não tem produção de mudas e teria de lidar com a burocracia para realizar as compras, além de ser importante, para a logística, que a produção esteja aqui”, afirma o secretário municipal de Meio Ambiente de Itapemirim, o biólogo Tiago Leal.

 

 

Outras 2.000 mudas para Marataízes

Outras 2.000 mudas já foram doadas até agora pela Usina Paineiras, para a recuperação de nascentes e matas ciliares do Rio Itapemirim, só que por meio de atuação da Prefeitura Municipal de Marataízes.

 

 

A doação do total de 4.000 mudas foi celebrada no Dia da Água deste ano (22 de março), durante evento comemorativo realizado na sede da usina, com a participação de 100 estudantes de escolas de Itapemirim e Marataízes que, em seguida, plantaram 100 mudas numa área de recuperação da unidade industrial.

 

 

40 anos de viveiro de Paineiras

O segundo maior viveiro de mudas de árvores nativas da Mata Atlântica do Sul do estado é mantido, há 40 anos, pela Usina Paineiras ao lado da sua indústria, numa área que mede o equivalente a três campos de futebol.

 

“Ao longo da sua história, o viveiro já doou mais de 300 mil mudas de árvores, contribuindo para o reflorestamento de centenas de propriedades rurais. Aqui já foram cultivadas mais de 230 espécies, sendo 80% delas só da Mata Atlântica”, informa o diretor de Negócios da Usina Paineiras, Antonio Carlos de Freitas.

 

Além do viveiro, a empresa preserva, às margens da rodovia ES 490 (Cachoeiro x Safra), 1.600 hectares de Mata Atlântica que compõem a Mata do Ouvidor – parte do Microcorredor Ecológico Guanandy, que é um dos dez prioritários do Espírito Santo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Mais informações para a imprensa com a assessoria da Usina Paineiras:

- Altercom Comunicação Empresarial: (28) 35222177

 

 

 

 

Leia mais

Usina Paineiras S.A.

Paineiras - Itapemirim - ES - Brasil

(28) 3532-9200 - Fax:(28) 3532-9277

100 anos

Desenvolvido por Agência Conteúdo

© 2013 Usina paineiras S. A. Todos os direitos reservados.