Usina Paineiras S.A.

Imprensa / Notícias

16.03.2015

Os legados de Ruy Vital Brasil Filho

 

 

Foto: Divulgação

 

Os legados de Ruy Vital Brasil Filho

 

Falecido em 27 de fevereiro de 2015, aos 84 anos, o ex-diretor da Usina Paineiras Ruy Vital Brasil Filho atuou na empresa por mais de cinco décadas. Engenheiro civil responsável por importantes realizações na indústria, também era reconhecido pela satisfação com que mantinha uma relação de muita proximidade com os funcionários.

 

A aproximação com a empresa aconteceu em Belo Horizonte (MG), quando ele estudou Engenharia com José Thomaz, o filho mais velho do patriarca da família que dirige a Usina Paineiras há mais de 75 anos, Ataliba Carvalho Brito.

 

Recém-formado, Ruy Vital Brasil casou-se com Ana Lúcia, irmã de José Thomaz, e veio trabalhar em Paineiras, como engenheiro, no início da década de 1960. “Durante os primeiros anos, moramos num pequeno apartamento que ficava dentro da usina”, relembra Cláudio de Carvalho Brito Vital Brasil, filho mais velho de Ruy e Ana Lúcia que, assim como a filha do casal, Mônica, também trabalhou na empresa.

 

É desta época o início da recuperação florestal do morro lateral à usina, que aos poucos foi se tornando o maior viveiro particular de mudas de árvores nativas de Mata Atlântica de todo o Sul do estado do Espírito Santo. A iniciativa contribuiu para consolidar a Usina Paineiras como referência em responsabilidade socioambiental.

 

Dentro da empresa, enquanto diretor administrativo ou industrial, Ruy liderou a construção de espaços como o armazém 1 de açúcar (onde hoje funciona a ensacadeira) e o galpão de alvenaria para depósito da cana que chega para moagem.

 

“Ele trabalhou na empresa em momentos bem diferentes de hoje. Em uma das enchentes, que eram mais frequentes e maiores que as mais recentes, chegamos a atravessar com minha mãe, a pé, à noite, toda a reta da chegada da usina, com água no pescoço – um trecho de mais de dois quilômetros”, relembra Cláudio.

 

O sempre sorridente “dr. Ruy” prezava pela família, e um dos seus orgulhos era o de ser neto do pesquisador biomédico Vital Brazil, cuja mais reconhecida realização de nível internacional foi a descoberta do soro antiofídico. Ruy Vital Brasil Filho nasceu em Niterói, em uma casa próxima ao local onde posteriormente foi construído o Instituto Vital Brazil.

 

Ao se aposentar na empresa, em dezembro de 2013, Ruy Vital Brasil Filho havia ajudado a desenvolver uma das dez maiores empresas capixabas do setor de alimentos (segundo a Federação das Indústrias do Espírito Santo). Em operação ininterrupta desde a sua fundação, há 102 anos, a Usina Paineiras contribui diretamente para o desenvolvimento local da atividade da cana, que há séculos é uma das mais importantes para a economia do litoral Sul capixaba.

 

 

 

Leia mais

Usina Paineiras S.A.

Paineiras - Itapemirim - ES - Brasil

(28) 3532-9200 - Fax:(28) 3532-9277

100 anos

Desenvolvido por Agência Conteúdo

© 2013 Usina paineiras S. A. Todos os direitos reservados.