Usina Paineiras S.A.

Imprensa / Notícias

19.05.2015

Paineiras adia safra para aproveitar a chuva

 

 

 

Paineiras adia safra para aproveitar a chuva

 

Usina e produtores aguardam crescimento da cana e aproveitam para plantar mais

 

 

Um dos impactos da maior estiagem das últimas décadas no Sul do estado do Espírito Sano é o adiamento do início do período de moagem de cana-de-açúcar pela Usina Paineiras, em Itapemirim (ES). Normalmente iniciada em abril, a safra deste ano está sendo preparada para começar no mês de junho.

 

Tanto a Usina Paineiras, quanto produtores locais de cana da região estão aproveitando as chuvas das últimas semanas para permitir que a cana cresça um pouco mais antes da moagem, além de preparar mudas para as próximas safras.

 

“A produção de cana já vinha caindo um pouco a cada ano, devido principalmente às estiagens e ao desestímulo do governo federal para com todo o setor sucroalcooleiro. Neste ano, no entanto, devido à estiagem ter sido ainda mais intensa, vamos moer 300 mil toneladas, ante 780 mil do ano passado, produzindo etanol e açúcar”, explica o diretor de Negócios da Usina Paineiras, Antonio Carlos de Freitas.

 

Pequenos produtores

Apesar de a própria Usina cultivar uma boa parte da cana-de-açúcar que processa, ela também conta com a produção de mais de 500 pequenos produtores ligados à Cooperativa Agrícola dos Fornecedores de Cana (Coafocana). Só que, desta vez, estes avaliam que vão conseguir fornecer muito pouco.

 

“A seca acabou com quase tudo, e não deve haver cana dos cooperados para moagem neste ano. A que havia foi destinada a pecuária, principalmente, porque não tinha condições de ser moída. Os poucos produtores que estão plantando, é para ter mudas para 2016”, afirma o presidente da Coafocana, Gilberto Fernandes.

 

Relevância

A cadeia econômica da cana é a segunda atividade econômica mais importante do Sul do estado, segundo a CDL de Marataízes e Itapemirim. E mais de 90% dos pequenos agricultores ligados à cooperativa produz apenas cana-de-açúcar. Apesar disso, nos últimos anos, eles têm sido excluídos do acesso a subsídios federais concedidos a produtores de estados vizinhos que passaram por situações de estiagem similares.

 

Para buscar incentivos à produção de cana, tanto a cooperativa, quanto a Usina Paineiras não param de se articular com autoridades locais, estaduais e federais.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Mais informações para a imprensa com a assessoria da Usina Paineiras:

Altercom Comunicação Empresarial - (28) 35222177

 

 

Leia mais

Usina Paineiras S.A.

Paineiras - Itapemirim - ES - Brasil

(28) 3532-9200 - Fax:(28) 3532-9277

100 anos

Desenvolvido por Agência Conteúdo

© 2013 Usina paineiras S. A. Todos os direitos reservados.