Usina Paineiras S.A.

Empresa

Usina Paineiras

 

A Usina Paineiras S.A está localizada em Paineiras, município de Itapemirim e ocupa uma área de cerca de 12.000 hectares de terra, onde aproximadamente 6.500 hectares são ocupados para o cultivo de cana-de-açúcar. O restante da área é ocupado por pastagens e áreas de preservação ambiental. O Grupo Paineiras, por meio de sua coligada Agropecuária Carvalho Britto S/A, destaca-se, não somente pela produção de açúcar e álcool, mas também pela criação de gado de corte, utilizando-se de modernas técnicas de inseminação artificial.

 

Capacidade de Produção da Usina:

A empresa tem a capacidade de processar 1.200.000 toneladas de cana-de-açúcar por ano, resultando em uma produção de 60.000 toneladas de açúcar e 57.000 m³ de álcool anidro ou hidratado.

 

 

ENTENDENDO O PROCESSO

A cana passa por um longo processo até estar pronta para processamento na indústria. Na indústria, após o descarregamento a cana é preparada com processo de lavagem e desfibramento, em seguida é esmagada na extração do caldo, a partir deste é gerado o bagaço que é usado para gerar energia termica e elétrica e o caldo que é destinado para produção de açúcar e etanol.

 

Produção de açúcar:

- Tratamento de caldo (purificação e clarificação);

- Concentração do caldo (evaporação da água e transformação em xarope);

- Cozimento (formação de cristais e transofomação do xarope em massa cozida);

- Centrifugação (separação dos cristais dos méis);

- Secagem do açúcar ;

- Empacotamento;

 

Produção de Etanol:

- Tratamento caldo (clarificação);

- Fermentação alcoolica (conversão da sacarose em etanol);

- Destilação do vinho para produção do etanol hidratado (separação do etanol da água e outros componentes);

- Desidratação para a obtenção de etanol anidro (mais uma etapa de destilação, porém utilizando solvente para auxilio).

 

 

CONHEÇA NOSSA HISTÓRIA

Fundada em 1912, a Usina Paineiras S.A foi construída pelo Governo do Estado do Espírito Santo, dando início à formação de um parque industrial de grande importância para o Estado.  Em 1937, através de um leilão de privatização, foi comprada pelo Dr. Ataliba de Carvalho Britto, um mineiro formado em agronomia, que dedicou a sua vida para consolidar a Usina Paineiras.  Ao seu lado sempre esteve a sua esposa, Dona Heloísa Sousa de Carvalho Brito que marcou a história da Empresa com a sua força e coragem. Foi em 1967 que a Usina Paineiras fundou a coligada Agropecuária Carvalho Brito S.A., APECARB, especializada no cultivo de cana-de-açúcar e pecuária. No ano 2012 completou 100 anos de existência, sendo 75 anos sob a administração da família Carvalho Britto.

 

Atualmente, a Usina Paineiras chega a processar 1,2 milhão de toneladas de cana-de-açúcar por ano, o que garante o emprego de mais de 15 mil pessoas tanto no Sul do Estado, quanto no Norte do Rio de Janeiro.A Usina Paineiras é referência no Estado na produção de açúcar e etanol, está na lista das 200 maiores empresas do Espírito Santo. A Usina Paineiras é a sexta maior indústria de alimentos do Estado e está entre as 100 maiores empresas privadas com capital capixaba.

 

A Usina Paineiras é o empreendimento industrial mais antigo do Estado do Espírito Santo, em operação contínua.

Usina Paineiras S.A.

Paineiras - Itapemirim - ES - Brasil

(28) 3532-9200 - Fax:(28) 3532-9277

100 anos

Desenvolvido por Agência Conteúdo

© 2013 Usina paineiras S. A. Todos os direitos reservados.